MANUAL DE OPERAÇÕES

Ver. 5

SETEMBRO 2019

Olá, seja muito bem vindo a L’Arte di Gelato.

A L’Arte di Gelato nasceu de uma necessidade de trazer o verdadeiro espirito da simplicidade e da cultura italiana de uma forma casual, rápida e acessível. A proposta é trazer um produto artesanal DIFERENTE, CRIATIVO E SENSORIAL de extrema qualidade, diferente dos padrões industrializados e repetidos á exaustão, primando sobretudo pelo SABOR e ATENDIMENTO. Caminhos que levam a uma EXCELENTE EXPERIÊNCIA.

 

OBJETIVO PRINCIPAL / MISSÃO

Por que a empresa existe?    Qual o sentido disso ?

 Para resgatar o sorriso através do paladar  ou seja,

NOSSO OBJETIVO NÃO É VENDER SORVETE. NÓS NOS UTILIZAMOS DO SORVETE PARA TORNAR AS PESSOAS MAIS FELIZES.

O que a empresa faz?  Utilizando matéria- prima fresca e de alta qualidade, cria SABORES e MOMENTOS que acolhem nossos VISITANTES, fazendo-os se sentir como em férias em uma vila italiana.

Para quem?  Para as pessoas que procuram novas COMBINAÇÕES e EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS

 

VISÃO

SER REFERÊNCIA EM CUIDADO COM NOSSOS VISITANTES E NA QUALIDADE, ESPECIALMENTE DE GELATOS

 

VALORES

  1. ATENÇÃO AS NECESSIDADES DE NOSSOS VISITANTES E AOS DETALHES

Nossos visitantes é que garantem a razão de nossa existência.

 

  1. ALEGRIA / SINERGIA

Gelato é ALEGRIA. Servimos momentos leves e naturais assim como nossos produtos. Devemos SEMPRE nos portar assim

SINERGIA É A CAPACIDADE DE INTERAÇÃO EM EQUIPE, COOPERAÇÃO E TRABALHO ASSOCIADO. É ALGO IMPRESCINDÍVEL

 

 

  1. SEGURANÇA

Trabalhamos com a melhor matéria prima, que deve seguir uma excelente manipulação e cuidado

 

  1. SIMPLICIDADE NA AÇÃO

Momentos leves como o que criamos a nossos clientes devem fluir e não transparecer em hipótese alguma toda a luta por detrás em sua criação.

 

Antes de falarmos de como nós somos, precisamos falar de nossos clientes. AFINAL É PARA ELES QUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS E COMO FAZEMOS. Sem o cliente, nós somos completamente inúteis. Nossos clientes são chamados por nós de VISITANTES.

Por que ? PORQUE DEVEMOS TRATÁ-LOS EXATAMENTE COMO NOSSOS CONVIDADOS, COMO NOSSOS VISITANTES.

Imagine aquele parente querido que você não vê a anos. É aquele parente que a conversa flue e quanto ele levanta para ir embora, você exclama “MAS JÁ VAI?? FICA MAIS UM POUCO... TEM BOLO...”

Essa deve ser a nossa satisfação em receber nossos VISITANTES. Esse é o ESPÍRITO.

Mas sabemos que  nem sempre isso ocorre e devemos estar atentos para o porque disso. Certamente se conseguirmos enxergar esse parente distante em cada visitante, isso facilitará muito o nosso trabalho e o resultado final para todos os envolvidos.

Porque o nosso VISITANTE veio até nós? Porque ele abre a carteira quando esta aqui conosco ?

PORQUE COMPRAM?   NOSSOS CLIENTES COMPRAM  POR UM DESEJO DE  AUTOGRATIFICAÇÃO , EXPERIÊNCIA E COMODIDADE

                Nossos convidados, ASSIM COMO EU E VOCÊ, querem APENAS 4 itens:

- SE SENTIREM ESPECIAIS

-SEREM TRATADOS COMO INDIVÍDUOS

-SE SENTIREM RESPEITADOS

-E QUE SEJAMOS PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

PRECISAMOS DESPERTAR NELES AQUELE SENTIMENTO DA VISITA DO PARENTE DISTANTE.

Eles compram as coisas que eles querem pela maneira que isso faz eles se sentirem.

 

*COLOCANDO EM PRÁTICA:

            * Sempre se pergunte o que você tem feito para demostrar que TODOS SÃO IMPORTANTES e para que ELES SAIBAM DISSO

*Crie um ambiente em que todos os colaboradores e clientes se sintam especiais

*a sua ALEGRIA, LEVEZA e ATENÇÃO é o que irá fazer a diferença em seu desempenho, tenha sempre a certeza disso.

* TODAS AS TAREFAS PERTINENTES Á EMPRESA SÃO TAREFAS DE TODOS E DEVEM SER EXECUTADAS RAPIDAMENTE E DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL.

*SEJA VOCE MESMO – não projete uma imagem que não seja autêntica

 

Nosso trabalho é o reflexo do que somos. Se nós somos negligentes no trabalho é porque somos negligentes por dentro. Se nós somos lento no trabalho, é porque somos lentos por dentro. Se o trabalho nos aborrece, é porque estamos aborrecidos por dentro, conosco ou com alguém, e não com o trabalho em si. A tarefa mais humilde se transforma em obra de arte quando feita por um artista.

 

E é isso que somos aqui na L’Arte di Gelato. ARTISTAS !!!

SOMOS CRIADORES DE REALIDADE !!!

POR QUE SOMOS ARTISTAS?  Porque entendemos que tudo o que fazemos, devemos fazer da melhor e mais prazerosa maneira possível. Mesmos as tarefas repetitivas podem ganhar novos significados se trouxermos ARTE para dentro dela. Isso apresenta resultado fantásticos para nós e para nossos visitantes.

A excelência sempre será cobrada e relembrada em todos da equipe.

O meio termo não faz parte de nossas qualificações

 

 

 

ACREDITAMOS QUE A VIDA TEM DIVERSOS SABORES E QUE

DEVEMOS VIVENCIAR CADA UM DELES EM TODA A SUA

INTENSIDADE.  E SABOR AQUI NÃO FALTA, NOSSO

RECEITUÁRIO ESTÁ SEMPRE COM NOVIDADES POIS

AMAMOS O QUE FAZEMOS

*OPTAMOS POR FAZER TUDO O QUE FAZEMOS COM ARTE.

*ISSO ESTÁ ESTAMPADO EM NOSSO NOME, E DEVE ESTAR EM NOSSO DNA, APARECENDO SEMPRE EM CADA ATITUDE NOSSA.

*NÃO LEVANTAMOS DA CAMA TODOS OS DIAS PARA SERMOS MEDIANOS, POIS ACREDITAMOS QUE MEDIANOS NA VERDADE SÃO MEDÍOCRES.

Acreditamos na plenitude de nossas ações e como isso se reflete em nosso caráter e nossa vida.

Pois acreditamos que assim a vida ganha um colorido todo especial. Criamos uma experiência que faz brotar sorrisos nos rostos de nossos visitantes. POIS É ASSIM QUE GOSTAMOS DE SER TRATADOS. COMO SERES ESPECIAIS QUE SOMOS. Então, como poderíamos fazer de outra maneira que não essa? Trazemos para eles o melhor  CLIMA e MOMENTO para que eles possam relaxar, degustar mercadorias da mais alta qualidade ou ter momentos agradabilíssimos com seus amigos. Vendemos MERCADORIAS (gelatos, chocolates, cafés) mas entregamos ALEGRIA, SATISFAÇÃO, PRAZER, TRANQUILIDADE E COMPREENSÃO. Esses são os PRODUTOS que nosso visitante deve lembrar ao sair de nossa loja. A MERCADORIA é uma importante parte disso, mas está longe de ser a grande responsável por trazer esses SENTIMENTOS À TONA.  Assim, aqui o trabalho não é feito fora de nós, mas sim dentro. Nosso modo de trabalhar reflete como somos por dentro.

AQUI FAZEMOS GENTE FELIZ, É ESSA NOSSA MISSÃO

 

 

VOCÊ CRIA O IMPACTO DO SEU TRABALHO SOBRE O MUNDO

 

E COMO FAZEMOS ISSO ???

 

Somos reconhecido pelas seguintes características e por elas seremos cobrados:

  1. Atenção, Alegria e Interação com nosso Visitante

  2. ACERTIVIDADE em todas as tarefas que executamos

Portanto, não devemos deixar para improvisar quando estivermos em cena. Devemos SEMPRE

ENSAIAR NOS BASTIDORES , constantemente. Só assim teremos bagagem,experiência e desenvoltura para poder improvisar e encantar no atendimento a nossos visitantes.

 

JÁ MENCIONEI QUE SOMOS ENCANTADORES DE PESSOAS ?

 

A principal diferença entre um humano e um guerreiro é que o guerreiro considera tudo um desafio, ao passo que o homem comum considera tudo uma benção ou uma maldição.

-Don Juan Matus , xamã mexicano

 

Em todas as tarefas que formos fazer, devemos perguntar antes “ COMO POSSO SURPREENDER NOSSO VISITANTE E DESPERTAR NELE OS SENTIMENTOS DE NOSSA MISSÃO ? “

Claro que cada função tem suas habilidades técnicas, táticas e estratégicas especificas, mas TODAS ELAS devem estar sob esse guarda-chuva, essa deve ser nossa MARCA REGISTRADA

“ COMO POSSO SURPREENDER NOSSO VISITANTE E DESPERTAR NELE OS SENTIMENTOS DE NOSSA MISSÃO ? “

Essa filosofia nos norteia nas tarefas do dia a dia. E assim, funcionamos como um grande organismo, como o corpo humano por exemplo. Em que cada parte tem suas funções especificas para que o TODO funcione em HARMONIA.

Só conseguiremos entregar o nosso produto e mostrar como somos para nossos visitantes se tivermos essa palavra exercitada e presente conosco todos os dias.

 

Somente a Harmonia vai nos permitir entregar o resultado final,

 SERVIR AO NOSSO VISITANTE.

Aqui, exercemos a HARMONIA COLABORATIVA, onde TODOS são responsáveis pelo resultado final. Somente assim as coisas podem andar conforme planejamos. Cada um com sua função e habilidade específica, mas sempre atentos ao resultado final e colaborando para o mesmo.

- Percebeu  que nosso convidado está precisando de alguma coisa ?

APRESSE-SE PARA VER COMO PODE SER ÚTIL.

NÃO PERCEBEU? Provavelmente estava distraído com ou foco em outra coisa, pois todos nós precisamos. Basta olhar fundo.

 Olhando dessa maneira, isso também É SUA FUNÇÃO

- um cliente derrubou um gelato? Isso tambem É SUA FUNÇÃO

-dois clientes se desentendem por um lugar na fila? Isso também É SUA FUNÇÃO

- existem louça suja na pia?  Isso tambem É SUA FUNÇÃO

- recolher copinhos? Isso tambem É SUA FUNÇÃO

-desenvolver a sensibilidade para perceber um pedacinho de guardanapo no chão ou uma cadeira desalinhada... é a sua função também, independente de qual outra função você exerça

- limpar o banheiro e mante-lo em ordem? Isso tambem É SUA FUNÇÃO

-organizar as bancadas, pia e outras partes? Isso tambem É SUA FUNÇÃO

-controlar a temperatura dos equipamentos? Isso tambem É SUA FUNÇÃO

-zelar pelo bem estar dos colaboradores? Isso tambem É SUA FUNÇÃO

-manter os equipamentos em ótimo funcionamento e limpeza? Isso tambem É SUA FUNÇÃO

-lembrar de que ABSOLUTAMENTE TUDO pode ser feito de uma maneira melhor aqui dentro ... ESSA É NOSSA FUNÇÃO !!!

TUDO ISSO  É NOSSA FUNÇÃO PORQUE NOSSO TRABALHO É AJUDAR O TIME A VENCER, COM ÉTICA E LUCRO.

 

Não  trabalhamos com nada a menos do que isso, pois sabemos a dificuldade e importância de se criar algo como estamos criando.

PORTANTO NÃO TOLERAMOS FALTA DE INTERESSE, DEDICACAO E CORPO MOLE.

Alias, acreditamos que um dos grandes males do mundo é justamente esse. As pessoas se comprometem e não honram sua palavra.

Gosto de ser muito CLARO E TRANSPARENTE pois é nisso que acreditamos aqui:

- Você já deve ter percebido que “somos diferente” né...

Gostaria com toda a sinceridade que você entende-se  muito bem isso que falamos

A empresa não paga a você por “HORAS”. Nós INVESTIMOS EM RESULTADOS, INVESTIMOS EM TRANSFORMAR PESSOAS.

VOCE TERA TODA NOSSA DISPOSICAO E AJUDA PARA SE TRANSFORMAR

Mas precisamos que você tenha COMPROMETIMENTO, caso contrario, obviamente não teremos um longo futuro junto

Queremos e precisamos montar equipes enxutas, que não temam mudanças e desafio, afinal, viver por si só já é um enorme desafio.

Queremos que você como colaborador (a) viva isso intensamente.

Preferimos que você erre pelo excesso, nunca por menos que do que deveria

Dependemos exclusivamente do nosso interesse e dedicação aqui. E para sermos INTERESSANTES aos olhos dos outros, primeiramente devemos ser INTERESSADOS !!!

 

 

NOSSA FUNÇÃO É QUE TUDO FLUA COM A MAIOR HARMONIA POSSÍVEL, PARA

PODER RESGATAR O SORRISO DO VISITANTE

 

 

 

“O SUCESSO, COMO A FELICIDADE, NÃO PODE SER BUSCADO: ELE DEVE SER UM RESULTADO, E ISSO SO OCORRRE COMO O EFEITO COLATERAL DA DEDICAÇÃO DE ALGUÉM A UMA CAUSA MAIOR QUE SI MESMO”

 -VIKTOR FRANKL

 

SEU TRABALHO É AJUDAR O TIME A VENCER

Queremos que vocês se DESENVOLVAM com INICIATIVA, INTELIGENCIA E ENTUSIASMO, que revelem, verdadeiramente, oportunidade e desafios que veem ao redor, que deem o seu , melhor, em consonância com os demais.

NOSSO NEGOCIO É A ALEGRIA, A ENTREGA DA ALEGRIA

 

E NOSSA GENTE ?          

 Acreditamos que a empresa é resultado da soma de competências.

Consequentemente, para ter uma empresa melhor, precisamos de gente melhor. Por isso

  1. Valorizamos as pessoas e trabalhamos para desenvolvê-las

Acreditamos que pessoas boas fazem boas empresas e que uma empresa boa vale mais que uma empresa grande. Trabalhamos para formar e desenvolver nossa gente. Treinamos, capacitamos e damos feedback. Somos meritocráticos e reconhecedores. Aqui o dinheiro é consequência e resultado do crescimento profissional de casa um. Queremos que as pessoas alcancem voos mais altos sempre.

 

  1. Juntos somos melhores do que sozinhos

Valorizamos o trabalho em equipe e acreditamos que a união faz a força

 

  1. Acreditamos em relacionamentos com comunicação aberta, fácil e transparente

Falamos a verdade mesmo que seja difícil. Não temos melindres e buscamos sempre resolver as coisas na base do dialogo. Não curtimos nem apoiamos mimimi.

 

  1. Fracassamos pequeno para acertar grande

Não curtimos a zona de conforto e usamos a adversidade a nosso favor. Não temos medo de arriscar nem de fracassar. Não precisa ser perfeito, precisa ser transparente, reconhecer erros e melhorar para acertar grande

 

  1. Não temos medo de mudar e nos adaptar a novas situações

Somos flexíveis e destemidos. A mudança é um componente importantíssimo para nossa evolução.

 

  1. Colocamos a mão na massa e sabemos onde queremos chegar

Preferimos fazer a falar. Acreditamos que a melhor estratégia é a execução, mas não somos robôs. Sabemos onde queremos chegar e não fazemos apenas por fazer. Valorizamos eficiência e resultado, sempre esse será nosso norte.

 

  1. Somos curiosos. Temos sede de conhecimento

Acreditamos que aprender é a chave para a evolução. Não temos vergonha de perguntar quando não sabemos. Lemos, pesquisamos e trocamos conhecimento sempre.

 

Cada colaborador apresenta e enxerga o mundo através de um ângulo exclusivo, que certamente  enriquece a experiência de todos. E por isso precisamos sempre reforçar a comunicação e harmonia da equipe.

 

PRECISAMOS ESCUTAR E NOS ABASTECER DE IDEIAS NOVAS SEMPRE.

 

Claro que para podermos ser e exercer essa lado artístico em nossas funções, precisamos ter  um método que otimize a parte burocrática, para podermos nos concentrar nesse lado mais criativo.

Para isso, trabalharemos com um sistema de CHECK-LIST DE PROCESSOS

Cada atividade tática, seguirá um check-list prático, visando automatizar e agilizar o processo de preparação e entrega, nos liberando para poder encantar e entregar um atendimento especial a nossos visitantes.

O MÉTODO DO CHECK-LIST

Cada função terá um cartão de operações que nos mostrará como fazer a atividade. Seguindo o check-list do cartão, entregaremos uma mercadoria padrão e estaremos sempre atentos a entregar um produto com aquele toque especial, sentindo a necessidade de nosso visitante.

 

Todo trabalho, seja ele tático ou estratégico, apresenta uma IDEIA por trás dele. A IDEIA          que forma o nosso trabalho está dividida em 3 aspectos:

  1. O visitante nem sempre tem razão, mas, tenha ele ou não, é nossa tarefa fazer com que ele se sinta escutado.

 

  1. Todos nós devemos cumprir da melhor maneira possível as  tarefas pelas quais somos responsáveis.

 Se encontrar dificuldade, deve esforçar-se até conseguir resolver a questão. Não tenha medo de perguntar e correr atrás. Isso demonstra energia, interesse e comprometimento.

 Caso não queira agir assim, deve deixar o TRABALHO para aquelas que tenham essa energia e interesse.

A PROATIVIDADE tendo a MISSÃO como guia, resolverá muitos dos problemas que aparecerão pelo caminho.

  1. A empresa é o lugar onde tudo que sabemos fazer é posto à prova pelo que não sabemos fazer. O conflito entre esses dois aspectos é o que irá gerar o CRESCIMENTO e o que confere SIGNIFICADO.

E aqui prezamos muito por isso. Precisamos de SENTIDO E SIGNIFICADO em nosso trabalho, caso contrario vira um trabalho desfocado e sem razão de ser.

 

E  COMO ATINGIREMOS A NOSSA MISSAO?

Fabricando e comercializando Gelatos Artesanais, Cafés e Alimentos que estejam em acordo com nossa proposta de proporcionar os momentos agradáveis e transportar nossos VISITANTES a um vilarejo italiano.

O Gelato Italiano é um alimento balanceado fresco, feito a base de leite (70% aprox. ) ou fruta (media de 60 %)  com 18% de açúcar  e media de 6 a 9 % de gordura (creme de leite) e so utiliza sabores naturais. Difere do Sorvete (Ice Cream americano) que apresenta media de 30% de gordura hidrogenada vegetal, aromatizantes artificiais, corantes e recebe injeção de ar para lhe dar volume.

Nossa proposta é trabalhar com frutas naturais o máximo possível, e sabores diferenciados das concorrências. Não queremos um produto repetitivo,  por isso os sabores novos sempre aparecerão na vitrine, se adaptando ao paladar dos visitantes e as frutas da estação.

Primaremos pelo enorme potencial gastronômico de harmonização, a combinação e contraste de sabores trazendo um diferencial e identidade a nossa marca.

Queremos levar essa experiência de COMBINAÇÃO DE SABORES, apurando e trazendo a atenção dos nossos visitantes ao papel que cada ingrediente tem na combinação criando as sensações desejadas. ISSO É COLOCAR ARTE NO GELATO

Nossos cafés trarão, além das combinações clássicas, propostas de diferenciação e personalização. Tudo de maneira simples visando não gerar mais tomadas de decisão por parte de nossos visitantes e sim atender a suas demandas de MOMENTOS DE RELAXAMENTO.

Nosso horário de atendimento é de segunda a segunda das 12:00 ás 20:00 (podendo sofrer alteração em função de épocas do ano) e É IMPRETERÍVEL QUE A LOJA ESTEJA ABERTA EXATAMENTE ENTRE ESSES HORÁRIOS, pois é um compromisso firmado com nossos visitantes

Queremos que você SINTA conosco essa proposta. Trabalharemos para levar isso a aqueles que se dispuseram a sair de sua rotina e vir tomar um gelato ou um café conosco.

 

Como falei, somos um TIME, dos mais fortes no que depender de mim. Gostaria de saber como vocês veem essa possibilidade e se ela se enquadra em seus desejos e necessidades.

Precisamos ter a transparência e comunicação sempre aberta

Caso aceite  essa VISÃO, seja MUITO BEM VINDOS NOVAMENTE e JUNTOS CRIAREMOS UMA REFERENCIA. NOSSA MISSÃO É ENTREGAR FELICIDADE, E ACREDITE QUE AO ENTREGAR FELICIDADE, SEREMOS MUITO FELIZES.. Traremos de volta o sorriso que o paladar, desgastado e neutralizado, por produtos químicos e aromas artificiais pode imprimir ao rosto de nossos visitantes. E certamente, esse sorriso contagiará a nós.

 

 

Atividades por ordem de relevância

O atendimento ao visitante é sempre a tarefa principal que devemos desenvolver, sendo as seguintes listadas por sua ordem de relevância.

Estaremos sempre alertas  para a sua chegada, deixando de lado no atendimento objetos como telefones, e outros que nos distraiam

  1. ATENDIMENTO AO VISITANTE

  2. VITRINE EM ORDEM E GELATOS COM OTIMA APRESENTAÇÃO

  3. LIMPEZA DAS MESAS E BALCÃO

  4. LOUÇA LAVADA

  5. PIA EM ORDEM

  6. CHECAGEM DO BANHEIRO

 

 

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE – ATENDIMENTO

 

Atendimento de Qualidade significa superar as expectativas dos convidados e prestao atenção aos detalhes.

 

Primeiramente precisamos SATISFAZER e então EXCEDER as expectativas do convidado.

A NOSSA ÁREA DE BALCÃO DE ATENDIMENTO EQUIVALE A UM PALCO DE UM GRANDE TEATRO. É AQUI QUE  A MAGIA ACONTECE. É NESSE LUGAR QUE ESTAMOS SENDO OBSERVADOS E QUE ENTREGAMOS O MELHOR DE NÓS.

Ao lembrarmos que estamos sendo observados pelos clientes e por possíveis clientes que passam pela rua. Fica mais fácil percebermos a importância da atividade.

 

Nossa Postura :

Por estarmos representando uma empresa e com isso a sua missão e valores,

Não devemos refletir a nossa posição pessoal, seja em assuntos políticos, religiosos, questões sexuais ou nenhuma área afim.

Nossa postura corporal deve ser ereta e prestativa, evitando trejeitos, brincadeiras, dancinhas, bracos cruzados e posturas curvadas.

DEVEMOS SEMPRE ESTAR ATENTOS A ELA, ela reflete quem somos e como estamos nos comunicando

 

Maneira de trabalho:

Para que o trabalho flua da melhor maneira devemos lembrar que somos limitados e que devemos nos concentra EM APENAS UMA COISA DE CADA VEZ. Isso significa eleger prioridades e maneiras de organização

Para o atendimento, temos dois pontos de contato com o cliente em caso de movimento alto na loja e em ambos nossa postura deve refletir ao máximo nossa ALEGRIA E PRO ATIVIDADE

O primeiro é O CAIXA.

ESTE É O PRIMEIRO LUGAR EM QUE O CLIENTE DEVE NOS CONTACTAR NOS DIAS DE MOVIMENTO.

Criamos o habito dele primeiro escolher o tamanho do gelato e suas bebidas no caixa e organizamos uma fila. NINGUEM DEVE SER ATENDIDO OU FAZER PEDIDO NA VITRINE OU NAS LATERAIS DO BALCAO.  Assim, conseguimos nos concentrar em cada cliente de maneira individual e efetiva. Não devemos nos importar com eventuais filas, obviamente devemos agilizar o atendimento a fim de que ela flua naturalmente.

Explique ao cliente (mostre no display) como funciona o atendimento e que ele deve escolher nessa fase apenas o tamanho de sua porção. Deixe claro que é uma diferença muito pequena de preço entre os tamanhos e sugira uma agua para acompanhar o gelato.

Pergunte ao cliente se ele já tem cadastro conosco para a pontuação no sistema de fidelidade.

Caso não tenha solicite o cadastramento. É RÁPIDO E FÁCIL, apenas nome, sexo, data de nascimento e email

VINCULE A COMANDA AO CLIENTE PARA FAZER A PONTUAÇÃO

Decido os itens, fale o total da comanda em voz clara e amigável, ao receber o cartão pergunte se é no DÉBITO.

Ao passar o cartão pergunte se o cliente gostaria de CPF na nota ou a sua via do comprovante do cartão. ESSES NÃO PODERÃO SER EMITIDOS APÓS A CONCLUSAO DA MESMA

NOS DIAS DE MOVIMENTO IMPRIMA A COMANDA E ENTREGUE A ELE EXPLICANDO QUE DEVE APRESENTÁ-LA PARA RETIRAR O SEU PEDIDO

Após a  compra, munido do ticket com o pedido o cliente entrará em uma segunda fila na vitrine onde escolherá seus sabores.

Toda a atenção dispendida e bate papo com o cliente nesses dias de movimento deve ser substituída por uma objetividade e praticidade efetiva, direcionando as escolhas dos sabores e evitando grandes momentos de indecisão diante da mesma

( vide indicação de sabores)

Seja objetivo e não insista para o cliente provar.

Após a escolher, REPITA EM VOZ ALTA O SABOR QUE ELE ACABOU DE FALAR visando evitar erros de comunicação ou uma possível troca e arrependimento por parte do cliente

 

Toda a área de trabalho dever ser mantida SEMPRE  ARRUMADA, LIMPA E ORGANIZADA

No inicio do dia, devem ser conferidos os materiais que serão necessários para que a performance não seja interrompida ou atrapalhada.  Papel higiênico dos banheiros, papel toalha, álcool gel, mexedores, pazinhas, copinhos e casquinhas devem ser conferidos e posicionados para o trabalho daquele dia.

Os produtos em estoque terão uma área de sub- estoque onde deverão ser armazenados em quantidade equivalente ao uso de um final de semana para que tenhamos um melhor controle do estoque central

Nessa área ficarão guardanapos, casquinha, saco de lixo, mexedores, pazinhas, fitas e embalagens necessárias

MUITO IMPORTANTE:

Visando manter a alta qualidade de atendimento e  interesse nos visitantes , nossa política quanto ao uso dos equipamentos eletronicos é a seguinte:

  • Fica proibido a utilização do computador / caixa para qualquer outra função que não seja para necessidade da empresa, como facebook, visitas a sites não relacionados ás questões profissionais e afins.

  • Fica proibido carregar ou utilizar o telefone celular na área de atendimento. Caso seja EXTREMAMENTE NECESSARIO, o uso fica liberado na área atrás da cortina, longe da vista dos clientes

  • Cuide com a conversa paralela na frente dos clientes, precisamos estar à disposição deles sempre.

 

 

Sabemos que clientes não compram produtos e sim HISTORIAS.

Ele não quer um chocolate genérico, ele quer um chocolate de origem, belga, que traga consigo toda uma carga de histórico de qualidade, produção controlada e que tenha sido validado por exigentes paladares ao redor do mundo

E é isso que temos que apresentar a eles.

 

 “Ser bom profissional, ter conhecimentos técnicos, dons, talentos, habilidades e capacidades bem desenvolvidas, cabe a qualquer pessoa que deseja ter uma carreira de sucesso. Ter bom relacionamento com os colegas, facilidade no trabalho em equipe, boa comunicação, flexibilidade entre outras características, são aspectos altamente valorizados nas organizações. ”

 

 

Saiba que se você esta lendo esse manual, é por que acreditamos no seu potencial e no seu trabalho.

Contamos com a sua total transparência e responsabilidade e novamente fazemos a pergunta:

QUER DE CORAÇÃO ESTAR CONOSCO?

FICAREMOS MUITO FELIZES EM ENCONTRAR PESSOAS ESPECIAIS NESSA CAMINHADA E QUE TRANSFORMEM VIDAS ,A COMECAR PELA SUA. SE PERMITA E SEJA MUITO BEM VINDO (A)